Onde estão? Como evitar?
O que são Disruptores Endócrinos?
O sistema endócrino é vulnerável à ação de disruptores endócrinos, que são substâncias que podem interferir com o funcionamento de glândulas endócrinas e também têm papel no risco de algumas doenças, como diabetes, obesidade, infertilidade e doenças cardiovasculares.
são substâncias sintéticas utilizadas comumente em móveis, agricultura, materiais para cozinhar, utensílios para armazenar comida, dentre outros.
(1) Cuide dos seus utensílios para cozinhar:
Panela anti-aderente contém substância PFAS. Essas substâncias foram documentadas por reduzir a taxa metabólica basal e promover o reganho de peso após redução ponderal. Alternativas: panelas de aço inoxidável e de ferro.
(2) Abra suas janelas e use pano úmido:
Substâncias que retardam o “ pegar fogo” e poluentes contidos em eletrônicos e outros produtos se acumulam na poeira de casa. O pano molhado parece colaborar para retirá-los.
(3) Comam orgânicos:
Pesticidas organofosforados são substâncias comumente conhecidas por interferirem na função tireoidiana. Folhas e legumes/frutas orgânicas são mais acessíveis hoje em dia.
(4) Evite enlatados: bisfenois são substâncias que interferem com estrogênio, adiponectina e favorece o aumento de células de gordura.
A redução do consumo de enlatados parece relacionar com redução de 90% dos níveis de bisfenois na urina.
BPA-free são confusos, pois existem outros tipos de bisfenois. Sabemos pouco ainda sobre esses outros bisfenoies, mas parecem interferir com estrogênio, aumento do risco de diabetes tipo 2 e toxicidade aos embrioes.
(5) Não utilize plásticos no micro-ondas e máquinas de lavar louça:
“ Phthalates” encontrados em embalagens de alimentos podem interferir negativamente no metabolismo de carboidratos e lipídeos ( colesterol), com a exposição ao longo dos anos relacionada ao ganho de peso. Polímeros se quebram em nível molecular e se encontram com a comida.
Esse assunto ainda é pouco discutido mas muito importante, principalmente para crianças em desenvolvimento, gestantes e casais que planejam gestação.
Se informe, busque alternativas mais seguras