O que é Hipoparatireoidismo?

O que é Hipoparatireoidismo?

O Hipoparatireoidismo refere-se à deficiência do hormônio PTH ou resistência à ação do mesmo.

– A causa mais comum é o Hipoparatireoidismo pós-cirurgia e, em seguida, a causa autoimune.
– O quadro mais comum se caracteriza por níveis baixos de cálcio no sangue e de hormônio PTH.
– O pseudohipoparatireoidismo se caracteriza por níveis normais de PTH, porém sua ação é comprometida. A causa mais comum é genética.
– A falta do PTH pode levar ao aumento de excreção pelos rins de cálcio (hipercalciúria) o que pode levar ao quadro de nefrolitíase (pedras nos rins) e mais tarde à Doença Renal Crônica.
– Sugere-se avaliação da função renal , da excreção renal de cálcio e exames de imagem renal periodicamente no acompanhamento, que deve ser individualizado caso a caso.
– A densidade do osso dos pacientes com hipoparatireoidismo é aumentada, mas o que não quer dizer que a qualidade do osso seja maior. Por isso, recomenda-se acompanhamento com realização de raio X de coluna de modo individualizado periodicamente.
Converse sempre com seu médico endocrinologista!

Para maiores informações:
?Marque uma consulta com um Médico Endocrinologista! ?Nossa equipe está à disposição!
?(21) 3689-6637 ?(21) 967378925
?Centro Médico Barão de Lucena, Botafogo, RJ #endocrinologia #sociedadebrasileiradeendocrinologia #médicoendocrinologista #endocrinoembotafogo #tireoide #nódulotireoidiano #nódulos #endocrino #endocrinoembotafogo